domingo, 6 de janeiro de 2008

A menina que ri.

Depois de olhar a chuva da sua janela ( e esticar a língua pra pegar algumas gotas), a menina ri. Ri com a cara toda molhada e lembra do ano que acabou. A menina ficou tão perdida, tão perdida, tão perdida, que agora anda com um saco de arroz na bolsa, faz uma trilha quando sai de casa pra poder voltar.
A menina, consumista, sai pra fazer compras de ano novo. Ela vai comprar óculos na liquidação do camelô, quer enxergar melhor as coisas que se movem ao seu redor. "Tomara que essas lentes sejam boas" diz sorrindo ao vendedor. "São sim" diz ele com olhos gigantes, dentes afiados, mãos peludas e rabo grande.
A menina agradece.
Ainda no estado de querer comprar coisas, mesmo com o cartão de crédito estourado, a menina pára numa loja de sapatos. "Quero uma bota bem grande que é pra não pisar na lama". A vendedora, uma senhora simpática, com a cara esverdeada, um nariz grande com uma verruga na ponta e um chapéu pontudo totalmente demodê (a menina acha que é pra esconder os cabelos secos e cinzas) se aproxima e oferece um par de congas. "Mas esse funciona?" pergunta a menina. E a senhora diz "claro, são nacionais, seus pés protegidos estarão na caminhada que escolheres".
A menina agradece.
A menina segue ainda pelo centro da cidade, pára na farmácia e pede ao atendente: "moço, acho que estou doente. sinto fortes apertos no peito, tremores nas mãos, a minha voz de vez em quando engasga e eu não consigo falar o que quero. Além disso, meus olhos enchem com facilidade e borra toda a minha maquiagem. A barriga dói, as pernas ficam bambas, o ouvido dá éco. Tem remédio pra isso tudo?" E o homem de um olho só, chapéu esquisito e gancho em uma das mãos responde: "tem sim!" Ele vai até o balcão, junta em um vidro água, açúcar e uma pitada de seu próprio cuspe. Volta sorrindo: "aqui está. Um dos remédios mais vendidos na atualidade". A menina, satisfeita, tira da carteira todo o dinheiro que tinha.
E agradece.
A menina volta pra casa esgotada. Cansou de procurar saídas. Pede uma pizza. Abre uma coca light, fuma um cigarro. Caminha. Sorri. Abre a torneira, lava o rosto. Um pardal entra pela janela do banheiro, fica preso. A menina com cuidado pega o passarinho. Vai até a janela. Carinhosamente abre as mãos pro bichinho sair. Pensa: feliz 2008.

15 comentários:

Jaguarito disse...

Conto que remete a um sonho bom. Voa, menina, voa.
O menino agradece.

gregory haertel disse...

lindo. abertura linda pro teu blog. começaste com o pé direito (tu só tens pé direito, né? quantos? dez? quinze pés direitos?).
a menina que ri é a menina que merece sorrir. sempre.

Daniel Olivetto disse...

que liiiinnnnnnn...

amore, saudadona de vc já... agora vou pra itajaí curtir os meus amigos de lá, que eu já tô com saudade... esse ano apareço com certeza... só sair da lama que estarei lá pra passar pelos menos uma semana...

beijocas
se cuida
falamos mais por aqui então...
PS: Essa semana tem mais listaass

Unknown disse...

puta texto bom dna paula braun!!!

Léo Kufner disse...

lin

(eu diria)

mas, como tem que escrever eu digo

LIN


bjos!

Unknown disse...

Boca, que lin!
Tu arrasas sempre, hein?
Agora vai se revelar uma escritora, é?
O que mais falta pra essa menina?
O mundo é tão pequeno e ela tão grande, meu Deus... o quê? Deus? Ai ai ai agora lhe dei uma idéia. Ela vai brincar de ser Deus.
E não é que a danada vai conseguir ser melhor ainda?!

Beijo a tua alma

Pépe

Edd disse...

Parabéns Paulinha!! Como sempre, deixando sua arte extravasar por todos os poros. É isso aí. Deixa voar!
Continuo, mesmo de longe, aplaudindo!

Edd, o menino que contempla! :)

paulo. disse...

parabéns, texto bem gostoso de ler... voltarei...

Algumas coisinhas da Jéssica disse...

Oi, Paulinha!
Minha irmãzinha de cena! Quanto tempo!
Adorei o texto! Muito divertido e criativo!
Também estou começando com essa coisa de blog. Dá uma olhadinha no meu:http://algumascoisinhasdajessica.blogspot.com/
Saudades!!!!!!!!

Unknown disse...

Postando as 05:00 da manha ?? he he ... Inspiração não te hora, né ?
Bjos e tudo de melhor pra ti.

Daniel Olivetto disse...

oi xuxu... saudade tb... rspondi teu comentário, mas lá no meu blog... gente espertaaa...

quando vens??
beijocas

Dona Baratinha disse...

É menina que ri, 2008 promete gargalhadas infinitas, daquelas de doer!
Beijos imensos, cuide-se

Anônimo disse...

PAULA BRAUN
Estás em Plumenau? (rimou)
O Alfredo Aguxtinho tá aqui, e queria marcar uma sessão musics!

ein ein? se não tá, vem...rs..(assim fácil)
Beijo grande, aguardo resposta no meu flog ou carol_lapolli@hotmail.com!

Sandra Knoll disse...

Lindoooo....fiquei com inveja e criei um.....invejoooosaaaaa
beijos

Anônimo disse...

visse, óióiói, eu também estou aqui, to de olho.

Beijos do primo