terça-feira, 15 de janeiro de 2008

La Dolce Vitta!!!



Foi ao cinema. Queria ver um filme do Fellini. Achou lindo o cartaz “La Dolce Vitta”. A menina adora cinema e o pipoqueiro já a conhece: “Doce ou salgada?” Meio a meio. Doce no fundo e salgada em cima. Gosto de terminar com gosto de caramelo nos lábios. Ah, e me vê também um pirulito, de coração, acho que combina com o filme!A doce vida! Adoro!”O velhinho riu. Entrou. Sentou na oitava fileira. E o filme começou.


“O que penso servirá amanhã. Uma arte clara, limpa. Que não mente, não adula... Penso no amanhã.”
E a mulher responde.
“Se alguém vive intensamente na plenitude espiritual um instante vale um ano e, a cada ano, rejuvenesce cinco. Vocês pensam demais no futuro. Parece tão diferente... o que faz em seus dias? Quero dizer, do que gosta mais?”
“Eu não sei, e a senhora?”
“Eu sei muito bem. Das três grandes fugas: fumo, bebida, cama.”
“Sua sabedoria seria isso?”
“Você lê meus versos e não me compreende. Você é primitivo. Primitivo como agulhas góticas. Tão alto que não pode ouvir voz alguma.”

A menina arregalou os olhos, não entendeu direito, mas achou lindo.

“Não creia na satisfação fechando-se em casa como eu. Sou sério, não sou amador, mas não chego a profissional. A vida miserável é melhor que, creia, uma existência protegida por uma sociedade organizada com tudo previsto, tudo perfeito. Só posso ser seu amigo, não tenho como aconselhá-lo”. O homem do filme andou mais uns passos e disse. “Às vezes, à noite, essa escuridão, esse silêncio oprimem. A paz me amedronta. Temo a paz acima de tudo. Parece apenas uma aparência que oculta o inferno. Penso o que verão amanhã meus filhos. Dizem que o mundo será maravilhoso. Mas como, se basta um telefonema anunciando o fim de tudo. Deveríamos nos libertar de paixões e sentimentos na harmonia da obra de arte realizada. Naquela ordem encantada. Conseguiríamos nos amar tanto e vivermos soltos além do tempo. Soltos! Soltos!”

A menina quer se libertar, mas seus dedos estão lambuzados com o pirulito. Babando e cuspindo sorri e diz: “felizes os passarinhos que amam voar e voam sem sentido. Queria ser assim, solta, me lançar de um penhasco sem o risco do arranhão. Jogar-me e ter, quando quiser, a segurança dos pés no chão”. Shhiiiii, foi o que ouviu na sala escura do cinema. Saiu de fininho (antes mesmo do desfecho final), pediu licença, escorregou, derrubou o pacote de bolachas do menino, machucou o dedo mindinho, engatinhou até a saída de emergência, o alarme disparou. “Bafão”, pensou. Saiu correndo e ria. Queria estar de mãos dadas, mas estava só. “Riso coletivo é ainda mais divertido”.
No caminho de casa achou um gatinho, branco, perdido. Colocou-o sobre a cabeça “quer pirulito?” e ele não quis “Por que chora?” e ele não parou “Quer morar comigo” e ele se agarrou nos fios de cabelo. “Pobre gatinho! Será que gosta de coca light?”
Chegou a casa, arrumou um potinho e alimentou o bichinho. Pensou um pouco no filme e sorriu. “A vida colorida faz muito mais sentido”.


8 comentários:

Jaguarito disse...

E como se não bastasse, para deixar a vida mais doce, a menina corre para se refrescar em uma fonte que encontrou no meio da cidade. Como se fosse um oásis...Realmente, a doçura é a vida da menina.

gregory haertel disse...

a tua menina (tu, a menina) tem (tens) uma perplexidade diante da vida feito uma amelie carioca (catarina). vê um filme e é como se catasse, no fundo do balde de pipocas, aquela meio doce meio salgada e a encostasse nas papilas da língua e separasse dela os sabores e fechasse os olhos e sorrisse (um sorriso da menina que ri). perplexidade quase reverencial. a menina observa a vida como um fiel que vai à missa. a menina acredita.

Daniel Olivetto disse...

a menina tem elefantes nos olhos... e eu sou meio que nem ela... tudo impacta mais, tudo assusta, mas depois fica colorida como a vida e os potinhos de água, e os pirulitos, as caixinhas dde cigarro, etc...

adorei
beijoca e muita saudade

Anônimo disse...

Ontem te vi no DVD de "o cheiro do ralo" e hoje procurei no google para saber quem tu és. Bom saber quem és uma menina que ri ;)

Daniel Olivetto disse...

oi xuxu... coisinhas novas lá no chico linguica... e esperando nwes aqui quando fora a hora... beijocaaaaaaa

Daniel Olivetto disse...

ah... pois eh... no fundo eu tô querendo me convencer de querer ser minhoca... mas tá difícil... rsss

como tu tá, xuxu??

Beijocas

Rafael Koehler disse...

hellokers...

a menina simplesmente fez bafão no cinema.
Tbm fui ao cinema hoje, e a moça da bilheteria sorriu e conversou horrores e a moça da pipoca me viu e disse: "Tá moreno!" e começou a contar da vida dela, que ela não tinha ido à praia e milhões de coisas...
e o filme era bom, mas ir ao cinema é o que há!

beijos,
to com blog novo. ano novo. blog novo. tudo novo.

paulo. disse...

a vida colorida é legal... não me lembro do arco-iris em p&b!