quarta-feira, 12 de março de 2008

A menina e seu ipod, ou a vida com trilha sonora (segundo Daniel Olivetto, by Malcon Bauer)






Caminhando pelo centro, com toda a poluição sonora característica das grandes cidades, ela ouve "Fico assim sem você" da Adriana Calcanhoto. E a frase que não sai da cabeça, e que arranca lágrimas ali, no meio daquele povo todo é "Por que é que tem que ser assim?", a mesma frase que a fez chorar na frente do micro baixando a música, "Por que é que tem que ser assim?" E de noite, com um ouvido só que ouvia (porque o outro queria captar o que estava ao seu redor) "... DEITAR NO TEU ABRAÇO, RETOMAR O PEDAÇO QUE FALTA NO MEU CORAÇÃO, EU NÃO EXISTO LONGE DE VOCÊ". E sempre, "por que é que tem que ser assim?".

A menina chora compulsivamente com uma dor maior do que a dor que cabe no peito. A menina come rosquinhas e caminha chorando dentro do óculos de sol. "Por que é que tem que ser assim?"

Muda a música. "Secret heart" da Feist." E seguia acertando os passos para que dançasse caminhando. E pensa na letra: "coração secreto, do que você é feito?" e mais, "Deixe-os entrar no seu coração secreto... tem algum segredo que você está tentando ocultar?É o mesmo que você está morrendo pra revelar? Vá falar a eles como você se sente..."
E a menina tem muita vontade de falar como se sente, como se sentir tivesse explicações, como se pudesse publicar um livro cheio de verdades. Mas as palavras não acompanham o que só os olhos expurgam. Então, o que tem a fazer a menina, é seguir mesmo assim, ipod ditando a trilha sonora das cenas seguintes, e o rosto molhado sempre com as lágrimas de quem falta algo. "Vai ver todo mundo é triste" pensa a menina. E é isso.









13 comentários:

Prof. Robinson disse...

Tenho horror a chavão mas aqui vai um:

"É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas pra fazer um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
É preciso um bocado de tristeza
Se não não se faz um samba não"

Se seu samba tem tristeza, se sofre por amor (ou pela falta dele) e se as coisas tem que ser assim, saiba que o seu é sim um bom samba! E nessa dança da solidão dança eu e dança você.

Secret Heart da Feist é muito bom, aliás todo o álbum Let it Die vale a pena, e carrefa um pedacinho do meu coração a pessoa que me ensinou a gostar disso (é o meu secret heart).

Vai sambando aí no Rio com os óculos sobre as lágrimas que eu sambo aqui em sampa escondendo os olhos marejados na aba de um dos meus chapéus e assim vai, porque mesmo que a gente não saiba o porquê, no fim acabou sendo assim.

A benção do revenrendo.

Sandra Knoll disse...

Pauloka das mil e uma caras!
Alegre , triste, euforica, sonolenta...tu é linda e loka.
"eu usso óculos escuros, para minhas lágrimas esconder". Compra um bem grande e choraaaaaaaa.
depois ri, pois a menina ri!

Daniel Olivetto disse...

"No canto do cisco
No canto do olho
A menina dança
Dentro da menina
Ainda dança
E se você fecha o olho
A menina ainda dança
Dentro da menina
Ainda dança
Até o sol raiar
Até o sol raiar
Até dentro de você nascer
Nascer o que há"

isso diz mais que eu posso... saudades já!

gregory haertel disse...

leia a carta que o andré gorz escreveu pra mulher dele. está publicada pela cosac naify. não tem que ser assim. é assim. mas 'é' é um verbo no tempo presente, e o tempo presente se torna passado num piscar de olhos.
beijos da tua família (que não 'é' família, mas que continuará sempre sendo família)

gregory haertel disse...

te amo!!!!!

Dona Baratinha disse...

eu sempre choro por baixo dos óculos escuros, aliás, eu sempre choro!
você é ótima com a palavra escrita!
beijos de sul esfriando...

Malcon Bauer disse...

O maior problema da trilha sonora da vida é que ela é individual. E nunca poderemos cantar e dançar ao mesmo tempo numa coreografia brega que nos una por apenas uns poucos minutos...

Rafael Koehler disse...

e o menino chora ao ler o post...

e chora mais ainda ao ler os recados...

vai ver a tristeza é a essencia do ser... vai ver é algo passageiro... vai ver ele é cego. (hellokers)

bjs...
obrigado pelas dicas... já encontrei alguns lugares no mundo interessantes... heheheh

Cecília Borges disse...

Todo mundo deve ter sim sua tristeza secreta. Aquela que mesmo na multidão cria bolhas em volta das pessoas e elas perdem o olhar no aparente nada!
Deve ser isso.

Um bj, Paula.

Jaguarito disse...

O choro lava a alma de quem ri.
Quem não ri, não tem alma.

Lave a alma, menina!

"Girl, put your records on, tell me your favourite song
You go ahead, let your hair down"

Beijocas!

Daniel Olivetto disse...

Alzira tá loka... bafo

beijo e saudade

Ana Clara Viana disse...

Sem comenntarios... é lindooo!

Ana Clara Viana disse...

lauteSem comenntarios... é lindooo!